Clique aqui para ver onde encontrar Vales de Desconto =)

domingo, 4 de agosto de 2013

Evitar o Desperdício Alimentar

Evitar o Desperdício Alimentar - Texto retirado do Blog " A Economia Cá de Casa". Vejam as dicas, estou a gostar deste blog :)

Bom Domingo ;)

"Cá em casa sempre se evitou desperdiçar alimentos. De uma sobra da mistura de requeijão e espinafres que serviram para rechear uns rolinhos de beringela, uns dias mais tarde fiz uma massa com molho de requeijão e espinafres. Básico. Simples. E o mesmo que muitas famílias fazem todos os dias em suas casas. Mas mesmo assim muitos alimentos são desperdiçados todos os dias, em muitas casas e em muitos países diferentes. Porque conheço mais pessoas do que gostaria que deitam fora as sobras e uma refeição e que se recusam a comer comida que não foi feita no dia. Pessoas que até me vêm falar de "aproveitar" e no entanto não comem comida que tenha sido reaquecida ou até congelada porque já não está fresca. Fico espantada, de boca aberta e quase sem saber o que dizer (o que para quem me conhece é difícil de imaginar!)

Evitar o desperdício alimentar é mais do que comer todos as sobras que se encontram no frigorífico. É também ser conscientes quando vamos às compras e saber comprar apenas o que necessitamos para não acabar com alimentos fora da validade na despensa, ou amarelecidos e podres nas gavetas do frigorífico e na fruteira.

O desperdício alimentar passa também por uma utilização consciente dos alimentos que temos ao nosso alcance. É por isso que as muitas courgetes, tomates, pimentos ou pêssegos dos avós passam por diversas transformações - compotas, molhos, congelados em pedaços - para não serem desperdiçadas e não irem parar ao lixo. Uma compota dura vários meses, para não dizer anos, enquanto que os pêssegos ao natural têm uma validade limitada.

Não compreendo o desperdício alimentar e choca-me ler que na UE se desperdiçam cerca de 42% dos alimentos. Nem sequer consigo imaginar o que é simplesmente deitar fora quase metade dos alimentos que temos em nossas casas!

Mais do que o desperdício de dinheiro em comida que acaba no lixo, é saber que estamos a inutilizar comida que muitos não têm a possibilidade de comprar e consumir. É saber que as sobras do frango estufado do jantar de há dois dias que por "mania" muitos se recusam a comer, que o pão duro do dia anterior ou a banana madura e de casca escura vão parar ao lixo, em sociedades onde outras pessoas têm escassez de alimentos.

E evitar o desperdício alimentar só depende de nós:

- Vá às compras com uma lista apenas das coisas de que necessita, de modo a não comprar alimentos que vão inevitavelmente acabar esquecidos no frigorífico sem serem consumidos até irem parar ao lixo.

- De vez em quando veja a validade dos alimentos que tem na sua despensa. Evite deixar passar os prazos e se algum fim de validade se estiver a aproximar consuma-o quanto antes para evitar o desperdício.

- Aproveite as sobras de refeições anteriores para levar no dia seguinte na marmita para o escritório ou para instituir em sua casa o dia das sobras, em que se faz essa "limpeza" ao frigorífico. Se em sua casa "torcem o nariz" a comer comida do dia anterior, transforme-a num novo prato, Aproveite carne e peixe já cozinhados para empadão, empadas ou folhados. Legumes para tortilhas vegetarianas ou puré da sopa. Pão para fazer açordas, torradas, ou pão ralado.

- Não deixe as sobras de comida muito tempo no frigorífico. Antes de preparar uma nova refeição veja o que sobrou de outros dias e o que pode fazer com isso em vez de consumir novos alimentos e deixar estragar as sobras do frigorífico.

- Se tiver fruta a ficar demasiado madura ou um pouco tocada aproveite-a para batidos, sumos naturais ou simplesmente congele-a para mais tarde usar. O mesmo poderá fazer com legumes. Uma arca congeladora organizada pode ser uma boa ferramenta para evitar desperdícios.

- Se tiver uma horta ou um quintal e muita abundância de frutas e legumes, não os deixe estragar. Distribua-os pelas seus amigos ou familiares - ou até por uma instituição de caridade -, e aproveite também para fazer compotas, molhos, bolos, ... Qualquer solução é melhor do que deitar alimentos fora.

- Seja consciente e pense bem antes de deitar algum alimento fora. Poderá não estar bom para ser consumido pela sua família mas será que não pode acabar a alimentar o cão, as galinhas ou outros animais?"

Ver aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário